segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ENVELHECER

O segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão” (Coronel Aureliano Buendia)

Acho linda essa frase que resume um momento da vida desse personagem de Gabriel Garcia no seu romance “cem anos de solidão”. Não vejo tristeza, muito pelo contrário, sinto sua alegria por estar em contato profundo com si mesmo. Os 50´ deixam cada dia mais claro que estamos envelhecendo. Entretanto, tenho que confessar: não estou dando muita bola pra isso, afinal “o que não tem remédio, remediado está.”
Outro dia estava conversando com alguns amigos, e contei sobre a música que o Arnaldo Antunes compôs para celebrar seus 50 anos. A surpresa foi geral! Ninguém, entre os mais novos, claro, acreditava que o poeta já estava “tão velho”! E eu, sentindo um grande prazer, ao constatar que minha geração está arrebentando e surpreendendo cada dia mais. Aliás, a música chama-se “envelhecer”, e começa logo nos instigando com um paradoxo: “A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer!”
Para mim, ele quis dizer: gente, relaxa. Vamos ver qual é essa de envelhecer! Vamos experimentar essa onda com diversão e alegria! Sem essa de fugir e mentir! Para mim, devemos fugir é da mentira, nos assumirmos com nossas dicotomias e olhar pra frente. Usar nossa liberdade para “ser” o que realmente “somos”!
Entretanto, não estou fazendo aqui nenhuma apologia contra aqueles que curtem as modernas intervenções cirúrgicas, botox, ou outros recursos. Não é porque não os usei até hoje, que amanhã, não resolva dá uma ajeitadinha aqui e ali. Penso apenas, que devamos fazer tudo com equilíbrio e parcimônia, para que não percamos nossos olhares, sorrisos.....
Depois de uma certa idade, adoro essa frase, temos que cuidar muito bem do nosso corpinho, para que ele aguente firme, tudo que ainda estamos planejando, principalmente as estripulias e danações!

6 comentários:

  1. É isso mesmo Rita, temos que aceitar a realidade da vida, sem impedir de nos cuidarmos!!Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Tem que saber equilibrar as coisas. Tem gente que, de tanta plástica, vc não pode dizer se a pessoa tem 20 ou 60 anos.

    ResponderExcluir
  3. A gente começa a envelhecer exatamente ao nascer. Não há um dia em que não fiquemos mais velhos (a menos que você seja Benjamim Button, claro...). Assim, os cinqüenta são uma convenção e muito recente. Alguém mais interessante poderia estipular que a "meia-idade" começa só aos 80! Se a moda pega, a adolescência poderia terminar aos 35 e seríamos adultos lá pelos 45... hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Ritinha... Vamos preparar esse corpinho porque a Pampulha nos espera heheheh

    ResponderExcluir
  5. Ritinha, minha Querida,

    é isso: um pacto honrado com a solidão!
    Você nos traz uma ótima lembrança: Garcia Marques e seus Buendia, num mosaico de passagem do tempo... O velho Tempo que não para no porto, não apita na curva e não espera ninguém, tendo a gente dentro dele devorador e devorado.
    Sejam sempre bem-vindas as suas palavras e que elas tragam duração para os melhores sentimenos que guardo por ti.
    Beijo enoLme.

    ResponderExcluir
  6. Adorei ESSE! AHHAHAHAHAH O melhor até agora. Esperando o post sobre mim! hahahaha saudades. beijos =**

    ResponderExcluir