domingo, 30 de agosto de 2020

Bora ficar velho!


 

 

Hoje faço 60 anos. Pensar sobre a velhice é difícil. Não deveria. A gente quer viver muito, mas não quer ficar velho. A obviedade é enterrada e parece ser possível um outro caminho. Não há, e enquanto estivermos vivos, o melhor é conviver bem com o envelhecimento.

É engraçado, mas só agora penso nas incertezas do que virá, como se antes pudesse me assegurar que todo o planejado fosse realmente acontecer. A verdade é que envelhecer traz dúvidas e medos sobre o futuro. Mas certamente, não é sinônimo de se entrevar. Não é sobre realizar exercícios físicos e se alimentar bem, isso é bom pra todos os bichos, em qualquer idade.

Entendo que nos preparamos para o envelhecimento, quando prestamos mais atenção a nós mesmos. Quando deixamos que nossos filhos assumam suas responsabilidades, abandonamos controles fictícios, e principalmente continuamos produzindo e pensando. Não precisamos entregar nosso destino pra ninguém.

Apressar a decrepitude é mais do que comum entre as mulheres, as quais desistem de si, de fazer planos. É muito triste. Recolhem-se, certas que perderam toda a potência de existir. Os rótulos estão aí para serem derrubados. Minha mãe só se entregou quando viu que não dava mais. Gostava de comandar sua vida, de realizar suas escolhas. Lembro o quanto ela resistiu em parar de dirigir, lutava pela sua autonomia. E como seu exemplo me fortalece. Não abrirei mão do que quero.

Usei meu inferno astral para fazer alguns balanços. Resolvi me absolver das agruras em que me meti, sem penitências. Um bom começo é pensar em usar nossa experiência em vez de viver reclamando das perdas inevitáveis.

O viver para mim, só vale sem medo. Gosto de desafios, de continuar aprendendo. Quero rugas leves que mostrem diariamente minha história. Preciso da alegria das conversas, da embriaguez do vinho, do prazer de encher os olhos d’água com o beleza, de admirar o sublime.

Quero estar perto dos que amo, mudar, estudar sobre as pragas da nossa sociedade como o racismo, a homofobia, a misoginia, o machismo. Prestar atenção no mundo, lutar ao lado dos que querem melhorá-lo, torná-lo mais justo. Quero ler livros, ouvir músicas, ir ao cinema, teatro, cercar-me de arte, tão necessária e desprezada em nosso país.

Hoje não posso fazer uma grande celebração. A festa será um bolo em casa com poucos. E esse texto, que demorei a escrevê-lo, pois precisava dele o mais real possível. Nada de romantizar épocas e acontecimentos. Sem amores eternos, com vincos profundos na pele, na praia de biquíni com gorduras sobrando, com o corpo que às vezes dá pane, mas com muita alegria. Brindemos.

 

14 comentários:

  1. Salut!!
    Ave,Rita, os que envelhecem juntos, te saúdam...

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso! Vamos envelhecer juntas amiga! Muito por andar por ai

    ResponderExcluir
  3. Você é perfeita por dentro e por fora, minha prima!!! Que o mundo sempre te sorria... E vamos comemorar muito a sua vida sempre. Te amo. 🎂🍻🍾🥂🍸🍷🍺🌸❤️

    ResponderExcluir
  4. Amiga vc está ficando mais velha e mais lúcida a cada dia. Brindemos sim. Você merece viver muito e partilhar conosco seus insigths e experiências. Adorei seu texto. Beijos e feliz aniversário. Vivi.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia te ler! Sinto que pude rejuvenescer contigo, dos medos, das dores e na luta!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Rita Vânia! Pelo aniversário, pela maturidade adquirida , pelas batalhas vencidas e pelo desejo de continuar aprendendo, celebrando compartilhando experiências com quem te acompanha presencialmente ou, como eu, aqui na torcida, à distância, através desses autênticos textos, tão bons de ler. Feliz dia! Feliz vida! Forte abraço. Tudo de melhor!

    ResponderExcluir
  7. Amiga desde os tempos que éramos cocotas na praia do Ideal. Que mulher deslumbrante você se transformou. Envelhecer é um presente, pois é sinal que fomos agraciadas com muitas chances de nos encontrar. Feliz em vê-la tão bela e próxima de mim. Beijo grande e um abraço cheio de energia positiva !

    ResponderExcluir
  8. Querida Rita, belo exemplo nas sua palavras. Desejo que você se sinta bem à vontade com sua nova idade e que nos sirva sempre seus exemplos. Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Um brinde a você, Ritinha! Com admiração e amor! Ana

    ResponderExcluir
  10. Olá Rita, boa noite!
    Mais uma vez, parabéns!!! Feliz aniversário. Muita saúde, paz, luz e literatura na sua vida. Queria dizer que amei seu texto.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Uma linda reflexão sobre saber e poder envelhecer. Parabéns, Rita, pelos 60 e pelo belo texto realista e encorajante!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto, parabéns por você ser uma mulher que aceita as coisas como elas são🎂👏👏👏👏😘🙏🙏🙏🌹❤

    ResponderExcluir