terça-feira, 12 de abril de 2011

Minha noite com Xico Sá



“Ter medo de enfrentar o amor é ir desta para outra mascando o jiló do desprazer e da falta de apetite da vida”.

Numa dessas noites temperadas com amigos e caipiroskas, discutíamos sobre o tipo de homem para cada uma das mulheres presentes. Foram várias as sugestões, quando eu resolvi dar um cunho mais sociológico ao trelelê. Gosto de homens que gostam de mulheres! Ah, assim não vale, você não pode ficar em cima do muro, está tucanando....Não gente, estou falando sério. O rol de reclamações só tem aumentado, estamos fadadas às definições mais inesperadas como: mulher nunca está satisfeita, está sempre querendo um compromisso, quando o homem não sente ciúme ela reclama, e por aí vai. Já me peguei perdendo meu precioso tempo explicando, para um desses adoráveis rapazes, que cada “pessoa” tem sua especificidade, tem qualidades e defeitos díspares, babaquices de uma obviedade ululante!
Lembrei desse episódio semana passada, quando fui ao lançamento do livro do cearense Xico Sá: Chabadabadá - Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha. Ele nos presenteia com seu olhar romântico em forma de crônicas sobre nossas relações de amor. Li o livro, como se estivesse tomando a primeira cerveja gelada na praia com o sol nosso de todo dia, com muito prazer e saboreando cada gole, digo, página.
Xico se auto intitula como um legítimo exemplar do macho jurubeba. Um tipo de homem que tem como princípio maior o seu amor pelas mulheres. Desculpe amigo, e a liberdade de chamá-lo assim, mas confesso não acreditar num grande número deles a nossa disposição na praça.
Com uma “Carta aberta aos covardes no amor etc.” ao “Jornal nacional do amor”, ou discorrendo sobre a arte feminina do pedir, nossos vestidos, olhares, beijos e xêros, Xico cutucou meu coração. E desde então me pergunto: será que esse gosto amargo que sinto de vez em quando é de jiló???

5 comentários:

  1. Ritaaa, cada ve mais tenho orgulho de ser sua amiga.
    Toda terça-feira, fico no aguardo e pensando: qual vai ser o dessa semana?! E lá vem uma boa cutucada no coração.

    ResponderExcluir
  2. Jiló!!!! Posso te garantir, não tem gosto de nada. Tudo é uma questão de manter A mente quieta. A espinha ereta. E o coração tranquilo.(Walter Franco)
    Continue mto bom o seu blog!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!! Está eleito o melhor post até aqui. Mas já que você está cada dia melhor nessa arte, logo este perderá o posto para outro.

    ResponderExcluir
  4. Ritinha, melhor perguntar diretamente pro Xico Sá, ou talvez escacaviar no Chabadabada.
    Teve um tempo em que eu fazia jiló sem provar... É que meu falecido marido adorava e eu não - o tal jiló, que por sinal é nativo na minha terra. Ou seja, fiz por amor.
    Em matéria de amor, tenho apenas uma disposição infinita, inaudita, incontável e incontável. Terei sempre, ca pra mim, que vivo enfim, o grande amor. Mesmo que seja outra mentira.
    - E aí, quem me tira pra dançar?
    - Só outro grande amor.
    Eu e minha fome de anteontem. Você e seus Chicos ( Xicos).

    Beijo.

    Ana Cançado, sua audiência garantida!

    ResponderExcluir